https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/issue/feed Revista Profissão Docente 2022-09-05T15:08:54-03:00 Marilene Ribeiro Resende (Editora) profissao.docente@uniube.br Open Journal Systems <p>ISSN: 1519-0919 </p> <p>Qualis A4.</p> https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1439 EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS ADVINDAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL MINEIRA 2021-10-20T15:07:29-03:00 Kleber Tüxen Carneiro kleber2910@gmail.com Bruno Adriano Rodrigues da Silva b.adriano_rs@yahoo.com.br Fábio Pinto Gonçalves dos Reis fabioreis@ufla.br O presente texto apresenta um relato de experiência pedagógica no que diz respeito ao trabalho desenvolvido na primeira fase do Programa Residência Pedagógica (PRP) no cerne de uma universidade federal mineira. O mesmo refere-se a um programa recém-criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo objetivo consiste em aproximar às instâncias formativas (escola e universidade), reelaborando as práticas de estágio supervisionado. Em relação à organização do relato propriamente, inicialmente foram tecidas algumas considerações gerais a respeito do gênero textual compreendido enquanto relato de experiência. Em seguida fez-se a exposição das diretrizes do PRP e as particularidades do núcleo no qual o trabalho pedagógico foi desenvolvido. Após, discorre-se sobre os três eixos epistemológicos sob os quais as atividades se fundamentam e, com efeito, nutriram as demais etapas do Programa. Já a seção subsequente se dedica a descrever cada uma das ações pedagógicas e seus desdobramentos, de modo que, na seção ulterior, seja possível analisar e estabelecer algumas reflexões em relação ao trabalho pedagógico realizado, cujos efeitos indicaram (de maneira auspiciosa) uma formação a qual evocou a produção de sentidos, partilha e protagonismo discente. Por fim se têm as considerações finais, momento em que exprimimos nossas impressões quanto ao caminho pedagógico realizado. 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1498 A onipresença das telas e seus perigos 2022-04-04T16:44:16-03:00 Maurício dos Reis Brasão mbrasao@gmail.com <p>Resenha de:</p> <p>DESMURGET, Michel. <em>La fábrica de cretinos digitales. </em>Barcelona: Península, 2020.</p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1526 Arte, Filosofia e Ciência – estudos a partir da Educação 2022-08-23T15:03:28-03:00 Adão José Peixoto adao.peixoto@ufg.br Enilda Rodrigues de Almeida Bueno enildabueno@ufg.br Hamlet Fernández Díaz hamletfdez84@gmail.com Ricardo Almeida de Paula ralmeidadepaula@gmail.com Sueli Teresinha de Abreu Bernardes sueliabreubernardes@gmail.com <p>Não há</p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1520 Educar a través del arte: la huella de Cuba 2022-08-23T14:08:20-03:00 Jacobo Henar Barriga jhenar@usj.es <p>Este artículo pone de manifiesto la investigación realizada para el Encuentro Internacional sobre Enseñanza y Práctica Artísticas en el Instituto Superior de Artes de La Habana (Cuba). Se pretende mostrar que la influencia de la mercantilización a nivel mundial se ha dado en todos los ámbitos de la vida y, especialmente, en el mundo del arte. Es importante tener en cuenta que el comercio artístico ha forjado la idea de que la creación responde necesariamente a expectativas lucrativas perdiendo, de esta forma, contacto con la necesidad pedagógica que nunca se debió olvidar.</p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1525 Peculiaridades da alma romântica em criações artísticas 2022-08-23T14:53:10-03:00 Sueli Teresinha de Abreu Bernardes sueliabreubernardes@gmail.com <p>O ideário característico do Pré-Romantismo e do Romantismo e do repercutiu na arte, e a compreensão das peculiaridades das obras de artistas, reconhecidos como seus representantes ou precursores, contribui para desvelar a alma romântica. Com o objetivo de aprofundar esse entendimento, sob o aporte da fenomenologia bachelardiana, este artigo comenta algumas criações que expressam singularidades como a interpretação da natureza, o prevalecer dos sentimentos sobre a razão, o exercício da liberdade, a visão de mundo centrada no indivíduo, a religiosidade e o expressar do drama humano. Além disso, analisa conceitos de Jean-Jacques Rousseau, Johann Wolfgang von Goethe, Johann Christoph Friedrich von Schiller, Friedrich von Hardenberg – Novalis e Antonio Candido.</p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1524 El cine y los sentidos: una reflexión estética, filosófica y antropológica 2022-08-23T14:39:40-03:00 Hamlet Fernández Díaz hamletfdez84@gmail.com <p>El objetivo del ensayo es desarrollar una reflexión estético-filosófica, a partir de análisis concretos de filmes, de cómo un texto audiovisual puede desencadenar efectos estéticos que además de la vista y el oído, activen sentidos como el tacto, el gusto o el olfato. ¿Se producen transferencias de estímulos de un sentido a otros en la recepción cinematográfica? ¿A partir del estímulo audiovisual, puede el cine desencadenar efectos estéticos multisensoriales? ¿El olfato, el tacto, el gusto también juegan su papel en la recepción audiovisual? ¿Cómo el cine logra semejante efecto? La reflexión que se propone en el ensayo recurre a la articulación interdisciplinar de referentes teóricos como la semiótica de la recepción, la antropología de los sentidos y la teoría del cine contemporánea. Considero que la argumentación teórica desarrollada es de vital importancia, tanto para los estudios actuales sobre análisis fílmico, como para las metodologías de enseñanza de arte que recurren a textos audiovisuales como dispositivos estéticos y cognoscitivos.</p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1521 A existência segundo o[s] Qohelet[s]: a literatura bíblica em Haroldo de Campos 2022-08-23T14:14:31-03:00 Ricardo Almeida de Paula ralmeidadepaula@gmail.com <p>Uma das mais conhecidas obras de Haroldo de Campos na transcriação do texto da Bíblia Hebraica é o Qohelet. Campos imerge no universo da palavra que, de acordo ele mesmo, tem o propósito de estabelecer um estudo contrastivo a partir da aplicação de técnicas da poética moderna inspirado em Ezra Pound, na teoria linguística de Roman Jakobson e das premissas em literatura de Walter Benjamin. O termo transcriação propõe uma tradução “hiperliteral”, em que seguindo Jakobson busca seguir as transposições fonossemânticas do original trazendo-as para uma reconfiguração na língua portuguesa, bem como o que vem a ser manifesto e irradiado semanticamente a nível de conteúdo do texto, a saber, através da gramática poética de Jakobson e da logopéia de Pound buscar o sentido existencial e essencial do texto e da literatura em questão. Nosso objetivo é revisitar esses elementos essenciais e existenciais apresentados por Haroldo de Campos através de um diálogo literário e filosófico comparativo entre a transcriação haroldiana e a tradução formalista do texto do Qohelet da Bíblia Hebraica. A conclusão é a de que a tradução traz em si a essência vivencial e existencial e que ao tradutor cabe identificar o percurso da função poética do texto a partir do original e reconfigurá-la na língua de chegada</p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1523 A relevância da fenomenologia husserliana para uma psicologia centrada na subjectividade humana 2022-08-23T14:32:43-03:00 Pedro Manuel dos Santos Alves psalves2@gmail.com <p>Neste artigo, abordo as relações entre a Fenomenologia Transcendental e a Psicologia teórica e clínica. Começo por estabelecer as conexões entre Fenomenologia e Psicologia intencional. De seguida, discuto criticamente algumas orientações para uma Psicologia fenomenológica, nomeadamente as propostas de Amedeo Giorgi. Finalizo com uma apresentação do conceito de historicidade da vida monádica e, sobretudo, com a pouco conhecida dimensão existencial da Fenomenologia, tal como ela aparece nos textos do Husserl tardio, a partir dos conceitos de <em>ponderação do sentido </em>(<em>Besinnung</em>) da vida, tese geral da vontade e de existência.</p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1517 A fenomenologia do cuidado, a ética e a formação humana 2022-08-23T13:40:58-03:00 Adão José Peixoto adao.peixoto@ufg.br Matheus Alexandre Rocha alematheus@gmail.com <p>O presente artigo procura compreender a fenomenologia do cuidado e suas contribuições para a ética e a formação humana. A reflexão inicia com a apresentação sobre a fenomenologia do cuidado mediante a alegoria de Hegino e a discussão empreendida por Martin Heidegger, Leonardo Boff e outros pensadores sobre a origem e importância do cuidado (<em>Sorge</em>) como referência para o <em>Dasein</em>, ser-aí. Depois foram destacadas as contribuições do cuidado para a ética, destacando a urgência do <em>ethos</em> do cuidado como morada, abrigo, da vida em sociedade. Concluiu-se o artigo com a discussão sobre as contribuições da fenomenologia do cuidado e do <em>ethos</em> do cuidado para a formação humana, para que esta se torne expressão de humanização do homem e da sociedade.</p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1522 Os pressupostos de Deleuze na trama da arte de conceituar 2022-08-23T14:25:58-03:00 Sérgio Naghettini sergionaghettini@yahoo.com Valeska Guimarães Rezende da Cunha valeska.guimaraes@gmail.com <p>A partir da obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, intitulada "O que é a filosofia", propõe-se neste artigo fazer uma reflexão e uma descrição minuciosa na procura de desvendar os pressupostos de Deleuze na trama da arte de conceituar. A partir desses filósofos é possível ter uma atitude diante do pensamento filosófico, problematizar sobre o campo filosófico que nos permeia. Este artigo tem uma abordagem de estudos de natureza bibliográfica, auxiliada pela obra em destaque, bem como de outros autores que se propuseram a fomentar a discussão em torno de tal questão. A Filosofia é um movimento intelectual do pensamento humano, estabelecendo reflexões e arte de conceituar nos pressupostos de Deleuze, e de sabedoria segundo os clássicos filósofos gregos. Entretanto, as inquietações de enveredar no campo filosófico são complexas, mas refletir faz parte do campo filosófico.</p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1518 Reflexões sobre a fenomenologia de Edmund Husserl como método de pesquisa em educação 2022-08-23T13:49:35-03:00 Enilda Rodrigues de Almeida Bueno enildabueno@ufg.br Karla Vitoriano e Silva Almeida karlavitoriano@yahoo.com.br <p>Este artigo discute as contribuições epistemológicas da Fenomenologia de Edmund Husserl para Pesquisa em Educação no Brasil. O objetivo deste trabalho é aprofundar os estudos sobre o referencial fenomenológico enquanto teoria e método de investigação nas pesquisas qualitativas em ciências humanas, para responder à seguinte questão: Como a epistemologia fenomenológica a partir do pensamento husserliano, pode contribuir com a pesquisa em educação, de modo a propiciar cientificidade e credibilidade à produção de novos conhecimentos? Apresentamos, primeiramente o precursor da fenomenologia, o projeto de fenomenologia de Husserl, com suas análises sobre a intencionalidade, a cientificidade, a <em>epoche,</em> o rigor do método fenomenológico. Adotou-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica descritiva, considerando alguns dos principais expoentes do assunto nesta área de estudo, tais como: Husserl (2000, 1996), Merleau-Ponty (2011), Sacrini (2018, 2009, 2004), Gatti (2001), Peixoto (2016), Petrelli (2001), Rezende (1990) e Bueno (2001, 2014), entre outros estudiosos. Longe de esgotar com o tema, compreendemos ser este assunto de extrema importância para a pesquisa em educação no Brasil, creditando a objetividade e a subjetividade a fundamentação da verdade.</p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1519 Capacitação interna nas universidades federais do Norte do Brasil: aspectos históricos e desafios iminentes 2022-08-23T13:58:58-03:00 Helenara Soares Santos helenara@uft.edu.br Patrícia Medina patriciamedina@uft.edu.br <p>Busca-se discutir quais os procedimentos, instrumentos e modalidades adotados, e como são realizados os processos avaliativos para os cursos de capacitação interna realizados pelas universidades federais da região norte do Brasil, e ainda conhecer o histórico dessas instituições no que se refere ao histórico de criação, estrutura física e de recursos humanos. Para isso, realizou-se pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, com estudo documental através da análise dos planos de capacitação, buscas nas páginas oficiais para identificar as informações sobre a história, revisão bibliográfica de artigos e publicações relevantes para este estudo, além do estudo da legislação vigente. Verificou-se que, grande parte das universidades federais da região norte possui plano de capacitação sistematizado. E dessas, a maioria avalia as ações de capacitação de alguma forma. Constatou-se que ainda são muito poucos os estudos das instituições federais de ensino superior no Brasil, sobretudo na região norte e de informações disponíveis nas páginas das instituições, o que dificultou uma análise mais aprofundada nesse sentido. No entanto, foi possível elencar importantes elementos que constituem a política de capacitação e de avaliação implantada nessas instituições.</p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1527 Filosofia, Arte e Educação: entrevista com José Ternes 2022-08-23T15:14:11-03:00 José Ternes joseternes@hotmail.com Hugo Tallyton Lopes Santos hugoprofissional317@gmail.com Sueli Teresinha de Abreu-Bernardes sueliabreubernardes@gmail.com <p>Não há</p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1446 A literatura periférica na construção de uma cultura (literária) dos Direitos Humanos 2021-12-01T11:46:28-03:00 Lucas Ferreira Mazete Lima lucasmazete47@gmail.com Thaísa Haber Faleiros thaisa.faleiros@uniube.br <p>O presente trabalho tem por objeto o estudo sobre o papel da Literatura periférica na formação de uma cultura literária para os Direitos Humanos. No Brasil, desde a década de 1980, tem-se ampliado os estudos teórico-metodológicos que aproximam Direito e Literatura. Dentre as tipologias adotadas para trabalhar com essa aproximação, pretende-se usar a do Direito <em>na </em>Literatura. E é partindo dessa concepção de que a ficção é uma forma de conhecimento válido, filosoficamente capaz de dizer mais sobre o jurídico do que a própria lei, a doutrina e a jurisprudência que este resumo expandido se estrutura e se propõe a defender a utilização de textos literários para uma Educação em Direitos Humanos. A inserção desses textos no ensino jurídico adquire importância na medida em que possibilitam uma melhor formação de profissionais aptos a elevar a Ciência Jurídica a considerar interesses amplos de grupos sociais diversos.</p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1440 Metodologias horizontais nos primeiros anos do ensino fundamental: um desafio descolonial 2021-11-16T15:22:06-03:00 Márcia Helena Dutra Schmidt marciahelenads@gmail.com Gilberto Ferreira da Silva gilberto.ferreira65@gmail.com <p><span>Neste artigo se exercita o pensamento crítico decolonial em um</span><span>ensaio sobre possíveis alternativas para horizontalizar metodologias nas práticas pedagógicas utilizadas em escolas públicas, nos processos de alfabetização e consolidação de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Intenciona-se verificar como se dá ou não a manutenção da colonialidade, eurocentricidade e subalternização daquilo que é próprio dos sujeitos em sua formação escolar básica. Para dar conta destes propósitos o estudo busca apoio teórico nas contribuições da perspectiva descolonial, explora as metodologias horizontais apontando o diálogo como instrumento de construção do conhecimento. O estudo enfatiza a escola ainda como espaço de manutenção de práticas colonizadoras e aponta para fissuras nesta estrutura que revelam possibilidades para a construção de intervenções docentes deste o viés descolonial. </span></p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1443 Os meios mediacionais na formação de licenciandos durante o ensino remoto: uma análise dos impactos afetivo-cognitivos sob enfoque histórico-cultural 2021-11-16T15:13:38-03:00 Patricia Lopes Jorge Franco patricia.jfranco11@gmail.com Maria Tereza Almeida Pereira mterezaal7@gmail.com <p>O artigo apresenta uma análise dos impactos afetivo-cognitivos dos meios mediacionais na formação dos licenciandos da UEMG-Unidade Ituiutaba, durante o ensino remoto emergencial, a partir do enfoque histórico-cultural, obtidos durante pesquisa de iniciação científica-PIBIC/CNPq. A pesquisa teve como objetivo identificar como tais meios mediacionais foram usados durante o ensino remoto e se contribuíram com o processo de formação do pensamento teórico-científico, bem como os impactos afetivo-cognitivos gerados. Caracterizou-se do tipo qualitativa, de natureza aplicada e descritiva, pois observou-se o fenômeno e sua problemática com vistas a torná-lo mais explícito no âmbito didático-pedagógico. Desenvolveu-se pelo método da lógica dialética de construção do conhecimento em Kopnin, os dados foram coletados por entrevista estruturada e disponibilizada de forma on-line aos estudantes dos quatro cursos de licenciaturas da unidade. Identificou-se as seguintes categorias de analíticas: recursos e funcionalidades do Teams; contribuição significativa para os licenciandos; sentimentos gerados; apropriações conceituais; interações sujeitos e objeto do conhecimento. Os elementos didático-pedagógicos das aulas e dos meios mediacionais mais usados pelos docentes foram questionários, tarefas e fóruns de discussão, seguidos do chat, canais e postagens. Todavia os recursos que mais impactaram de forma positiva o afetivo-cognitivo dos discentes foram o chat com 40%, as tarefas com 20%, os questionários com 14%, os fóruns com 9% e os canais com 6%.</p><p>Palavras-chave: Meios mediacionais. Ensino Remoto. Impactos afetivo-cognitivos. Enfoque histórico-cultural</p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1456 Influências das pedagogias ambientais no Ensino de ciências 2021-11-11T14:49:01-03:00 Ronualdo Marques ronualdo.marques@gmail.com Carlos Eduardo Fortes Gonzalez cefortes@yahoo.com <p>As tendências pedagógicas tradicionais da Educação se apropriaram das pedagogias ambientais surgidas no movimento ambientalista, circunscrevendo-as pelas pedagogias tradicionais (liberais ou progressistas), conforme as orientações formativas dos docentes e das instituições de ensino, em função dos contextos socioculturais variados da história da Educação nacional. Este processo histórico faz com que as pedagogias ambientais possam ser categorizadas como sendo de tipologias liberais ou progressistas, determinando certos processos de ensino e aprendizagem, às vezes em detrimento de outros, em função da orientação pedagógica professoral ou escolar. Por sua vez, este determinismo pedagógico para a abordagem do meio ambiente influencia também a Educação em Ciências, que poderá ter os seus enfoques ou conteúdos definidos a partir destas correntes pedagógicas ambientais, em direção às tendências pedagógicas ambientais liberais ou progressistas, conforme o contexto educacional, ou seja, espaços e tempos do ambiente escolar ou acadêmico. O presente estudo conceitua e discute as diversas tendências das pedagogias ambientais em correlação aos contextos do Ensino de Ciências, expondo sinteticamente as possibilidades que se apresentam para os processos de ensino e aprendizagem e como estas vertentes pedagógicas ambientais podem enriquecer o aprendizado na Educação em Ciências.</p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1451 Percepções sobre a reforma do Ensino Médio pelo viés da Análise do Discurso Textualmente Orientada e da Multimodalidade 2022-05-07T12:13:58-03:00 Henrique Campos Freitas henrique.freitas@uniube.br <p>Conforme Ministério da Educação, para 2020, estavam previstas mudanças no Ensino Médio, a partir das recentes alterações no Plano Nacional de Educação, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular. Com isso, é importante refletir como foram construídos os discursos dentro dessas alterações que geram grandes e importantes impactos no contexto educacional brasileiro. Partindo disso, este estudo visa compreender como os diferentes recursos semióticos presentes no texto do Guia do Novo Ensino Médio são instanciados a fim de buscar uma adesão à argumentação proposta para que, em uma visão simplória, o único caminho para “salvar” a educação seja por meio de uma reforma do Ensino Médio. Para tanto, recorremos ao quadro teórico-metodológicos da Análise do Discurso Textualmente Orientada (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999), dos preceitos da Semiótica Social (KRESS, 1988) para compreender tal proposta.</p> <p> </p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1460 Decisões Judiciais: a (i)legitimidade da "pejotização" do professor 2022-04-23T11:30:08-03:00 Fernando Henrique Dutra fhdutra@gmail.com Sálua Cecílio salua.cecilio@uniube.br <p>O objetivo do presente artigo é discorrer, em uma perspectiva qualitativa, acerca de duas decisões proferidas pelo Tribunal Regional da 3° Região (Minas Gerais) sobre o fenômeno da “pejotização” do profissional docente, sendo uma decisão cuja prática se deu de maneira lícita, e outra em que se verificou a fraude à legislação trabalhista. Para a seleção dos dois julgados, foi realizada a consulta de acórdãos na íntegra no sítio eletrônico: juris.trt3.jus.br cujas publicações/disponibilizações se deram entre 01/01/2020 e 31/12/2020. Foram encontrados 08 (oito) resultados, sendo selecionados os 02 (dois) julgados disponibilizados no dia 06/07/2020, cujas decisões foram o objeto do presente estudo. Foi possível concluir que a “pejotização” pode ser adotada a fim de possibilitar ao professor maior autonomia no exercício de sua profissão, porém, por outro lado, há quem utilize desse fenômeno para se esquivar das obrigações previstas nas legislações trabalhistas.</p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1484 Constitucionalidade da hora-atividade e suas contribuições para a formação continuada dos(as) professores(as) 2022-03-07T18:34:23-03:00 Silvia Zimmermann Pereira Guesser silviaguesser@hotmail.com Marcia de Souza Hobold mhobold@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo investigar o que realizam os(as) professores(as) na hora-atividade, bem como suas necessidades formativas. Participaram da pesquisa 15 professores(as) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Rede Municipal de Educação da Região de Florianópolis. O processo metodológico da pesquisa foi delineado em um percurso investigativo de abordagem qualitativa e se utilizou da análise de conteúdo para analisar os dados dos questionários. Dessa forma, para constituir esta pesquisa, três procedimentos foram centrais: análise documental, pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário aos(às) professores(as). Os resultados mostram que a estrutura organizacional dessa Rede não confere aos(às) professores(as) a liberdade de escolha para realizar a hora-atividade fora do espaço escolar, mas não só isso, evidenciam também um condicionamento de adaptação e conformismo por parte dos(as) docentes. Desse modo, torna-se emergente oportunizar e desenvolver nos(nas) professores(as) a participação crítica da realidade, a fim de que possam transformá-la, e não apenas integrá-la e/ou naturalizá-la.</p> 2022-09-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Profissão Docente