REFLEXÕES SOBRE ALGUNS ASPECTOS DO PENSAMENTO FILOSÓFICO E PEDAGÓGICO DE PLATÃO

Stephânia Beatriz Ferreira, Gustavo Araújo Batista

Resumo


Neste texto serão apresentados os resultados obtidos em atividades de iniciação científica realizadas na Universidade de Uberaba. Tais investigações concentraram-se no pensamento filosófico e pedagógico platônico, com o intuito de buscar o conhecimento do seu ideário para nele encontrar as suas contribuições para a educação. No decorrer deste escrito, serão feitas considerações sobre o que Platão pensa a respeito da busca pela formação do indivíduo, pois, mais que buscar conhecimentos específicos, será mencionado, no decorrer deste texto, a preocupação de Platão em abordar a importância da formação de seres reflexivos, sensíveis e capazes de produzir seus conhecimentos de forma produtiva e significativa. A obra A República será citada no decorrer do presente artigo, visto que a mesma traz o projeto de um Estado Ideal, no qual, segundo Platão, homens justos e bons serão instruídos e formados seguindo uma perspectiva física e mental. Esta produção conta com o respaldo teórico de autores como: Abbagnano (2003), Jaeger (2003), Paviani (2008), Reale (1997) e o próprio Platão (1996). Considerando a atualidade do pensamento de Platão e as contribuições que se tem deste pensador, é oportuno que suas ideias sejam discutidas e investigadas constantemente no tempo atual, para o conhecimento e formação de profissionais interessados em colaborar com o constante aprimoramento teórico e prático da educação.

Palavras-chave: Educação. Filosofia. Pedagogia. Platão.


Texto completo: PDF

Apontamentos









Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC EAD)
Pró-Reitoria de Educação a Distância - Universidade de Uberaba © 2012