PRÁTICAS MUSICAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: uma experiência de formação continuada de professores numa escola rural

Mirza Cury Diniz de Freitas, Célia Maria de Castro Almeida

Resumo


No município de Campo Florido (MG) localiza-se o Assentamento Nova Santo Inácio e Ranchinho, onde
funciona a Escola Municipal Santa Terezinha, com cinco classes: uma de educação infantil e as demais de
1a. à 4a. série do ensino fundamental. A pesquisa a ser aqui relatada desenvolve-se neste assentamento
e enfoca as práticas musicais de um grupo de mulheres que nele vivem, bem como práticas educativas de
professores/as da escola nele localizada.
A pesquisa tem dois objetivos: resgatar e inventariar práticas musicais encontradas entre as mulheres do
assentamento e difundir esse repertório musical na Escola Santa Terezinha.
Tais objetivos, por sua vez, estão fundados em dois pressupostos. O primeiro, é o entendimento de que
no fazer artístico homens e mulheres representam a sua prática cultural e social, acionando e
desenvolvendo os seus modos de operacionalização técnica, de representação imaginativa, sua
criatividade e expressividade. O segundo pressuposto é o de que a inserção no currículo escolar de
práticas culturais presentes na comunidade onde se localiza a escola poderá contribuir para desenvolver a
auto-estima dos escolares e fortalecer sua identidade cultural.

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